Direitos

Como Fazer o Cartão Cidadão

Se você chegou até aqui, provavelmente está buscando informações de como fazer o Cartão Cidadão. Nesse post, você saberá para que serve e como funciona esse cartão magnético. Quer saber também como fazer o Cartão Cidadão de um modo fácil e rápido? Siga nossas instruções.

Imagine como seria bom se existisse uma forma unificada e segura para você sacar com segurança todos os benefícios trabalhistas e sociais que são seus por direito. A boa notícia? Essa forma existe e se chama Cartão Cidadão.

O Que é Esse Cartão?

O Cartão Cidadão nada mais é do que um cartão magnético criado pelo Governo Federal brasileiro e emitido pela Caixa Econômica Federal que surgiu para substituir o antigo Cartão Trabalhador.

Esse cartão é de uso pessoal e intransferível e protegido por uma senha que o próprio portador define.

O principal objetivo do Cartão Cidadão é facilitar o acesso do trabalhador a benefícios trabalhistas e sociais como PIS, FGTS, Abono Salarial, Seguro Desemprego e Bolsa Família.

Sem o Cartão Cidadão, o trabalhador precisa entrar em uma agência da Caixa e aguardar nas filas de atendimento caso queira fazer um saque ou uma simples consulta.

Com o cartão em mãos, o trabalhador pode realizar consultas e saques de benefício com muito mais agilidade e segurança em qualquer caixa eletrônico de autoatendimento ou casa Lotérica.

Diversos procedimentos são agilizados com o Cartão Cidadão. Conheça alguns deles:

  • Consulta de extratos e saque do FGTS;
  • Consulta de extratos e saque do PIS;
  • Consulta de extratos e saque do Abono Salarial;
  • Consulta de extratos e saque das parcelas do Seguro Desemprego;
  • Acompanhamento do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil);
  • Acompanhamento do calendário Bolsa Família.

Quem Tem Direito?

Antes de saber como fazer o Cartão Cidadão, é preciso que você saiba quem tem direito ao mesmo.

O Cartão Cidadão pode ser solicitado por quem possui saldo de FGTS, rendimentos do PIS, rendimentos de Abono Salarial ou para quem está recebendo parcelas de Seguro Desemprego. Pessoas beneficiadas por programas sociais como o Bolsa Família também tem direito ao cartão.

Assim, para solicitar, é preciso estar cadastrado no PIS/PASEP, NIT ou NIS.

Em outras palavras, pessoas que não possuem benefícios trabalhistas ou sociais a receber não poderão solicitar o Cartão Cidadão.

Peça, Já!

Agora que você sabe quem tem direito a esse cartão magnético que facilita e agiliza a vida dos brasileiros, aprenda como fazer o Cartão Cidadão de duas formas diferentes!

Pessoalmente em qualquer agência da Caixa

Dirija-se a uma agência da Caixa Econômica Federal levando seu CPF, RG e PIS/PASEP ou NIT ou NIS. Então, informe ao atendente que você quer obter o Cartão Cidadão e aguarde as orientações.

Por telefone

Essa é a forma mais fácil e rápida de pedir o seu cartão pois você não precisa nem sair de casa. Tudo o que você deve fazer é ligar gratuitamente para o número 0800 726 0207. Tenha em mãos os números dos seus documentos e informe ao atendente que você quer obter o Cartão Cidadão.

Depois de solicitar o seu cartão de qualquer uma dessas formas, o mesmo será enviado para sua casa em alguns dias úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *