Direitos

Reformulação de programas sociais estaciona no governo Bolsonaro

O Governo Bolsonaro trouxe diversas mudanças, principalmente para os programas sociais que foram criados no Governo Lula. A proposta era modificar radicalmente alguns processos dos programas, visando simplifica ou melhorar algum ponto identificado como questionável. Entretanto, essas mudanças estão totalmente paralisadas e o já começam as dúvidas quanto a reformulação das propostas. Leia as informações a seguir e entenda:

Os programas sociais são responsáveis por amparar e propor mudanças a longo prazo para famílias de renda baixa e média. Essas inciativas surgem através de propostas do Governo.

Atualmente, temos alguns programas sociais em ação, sendo os mais populares entre eles o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o Pronatec e o Fies.

Desde 2019, o atual presidente Jair Bolsonaro anunciou que estaria fazendo cortes nos orçamentos desses programas, assim como trazendo mudanças em seus processos de funcionamento.

De acordo com o Governo, alguns dos programas sociais estavam representando um gasto muito grande para os cofres públicos e proporcionando pouco retorno, no caso de iniciativas como o Pronatec.

Um outro acaso que preocupou os brasileiros que dependem dessas propostas, o aumento de famílias se cadastrando para receber o auxílio do Bolsa Família, programa de transferência de renda.

O fato é alarmante, pois indica o crescimento da pobreza no país junto a divulgação de cortes no orçamento do Bolsa Família para esse ano, por isso quem depende do calendário Bolsa Família em 2021 já está buscando novas informações.

E não só propostas de auxílio como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida ficaram pendentes para sofrer alterações. Inciativas relacionadas a políticas educacionais, como é o caso do Pronatec e do Fies também entraram para a lista.

O plano para o Pronatec incluía uma mudança bem mais radical que para os outros, uma vez que a expectativa foi extinguir o programa, dando espaço a uma nova proposta corresponde com os princípios do Governo Bolsonaro.

A extinção do Pronatec deu espaço ao programa Novos Caminhos, que seria uma forma de aproveitar melhor o vínculo com as instituições do Sistema S.

Mas já há algum tempo essas mudanças não foram colocadas em prática e apesar do Governo ter apresentado propostas atuais e convincentes para os responsáveis pelos programas, nada mais foi divulgado.

De acordo com a mídia, a reformulação de programas sociais empancou e ainda não há previsões para que sejam colocadas em prática. Para quem depende do suporte do Governo mensalmente, resta aguardar novas informações;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *