Direitos

Quem pode fazer Encceja?

Muitos cidadãos brasileiros não tiveram oportunidade de estudar no tempo regular de ensino. Com o exame do Encceja, é possível adquirir os diplomas do Ensino Fundamental e Médio. Quer saber quem pode fazer Encceja 2021? Conheça todos os requisitos e veja quem pode fazer o Encceja 2021 antes de efetuar a inscrição.

Quem pode fazer Encceja 2021?

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Este exame foi criado para que jovens e adultos que não tiveram condições de estudar e se formar no período regular de ensino pudessem adquirir o diploma nos Ensinos Fundamental e Médio.

Antigamente, quem fornecia a Certificação do Ensino Médio era o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Esta tarefa agora é do Encceja, portanto, quem quiser receber essa certificação, deverá fazer este exame.

Cidadãos brasileiros que residem em outros países também poderão fazer os exames do Encceja para obter a certificação desejada.

Quem pode fazer Encceja 2021?

Antes de você realizar a sua inscrição Encceja, é muito importante que você saiba quem pode fazer Encceja 2021!

Existem alguns requisitos fundamentais e quem não cumprir todos eles infelizmente não poderão fazer este exame e, consequentemente, não poderá obter os diplomas do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Confira os requisitos necessários:

  • Ensino Fundamental: Ter 15 anos completos até a data do exame;
  • Ensino Médio: Ter 18 anos completos até a data do exame.

Tire todas as suas dúvidas sobre o Encceja

Como já foi dito anteriormente, essas provas do Encceja foram criadas para ajudar os cidadãos brasileiros que não conseguiram o diploma do Ensino Fundamental ou Ensino Médio no tempo regular de ensino.

Abaixo listamos algumas informações importantes para você conhecer melhor e ver quem pode fazer Encceja 2021.

1. Quais conteúdos caem nas provas do Encceja?

A Matriz de Referência utilizada pelo MEC tem aproximadamente 30 habilidades diferentes. Todas essas áreas do conhecimento utilizadas para elaboração das questões foram extraídas dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).

As matérias são:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • História;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física;
  • Matemática.

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemáticas e suas Tecnologias.

2. Como será a prova?

As provas são de múltipla escolha com aproximadamente 120 questões, equivalente a 30 questões para cada nível do conhecimento.

As provas do Ensino Fundamental são realizadas na parte da manhã com a aplicação dos exames de ciências naturais, história e geografia e na parte da tarde as provas são para língua portuguesa, língua estrangeira, educação física, artes, redação e matemática.

As provas do Ensino Médio abordarão, na parte da manhã, as matérias de ciências humanas, ciências da natureza e a na parte da tarde redação, matemática e linguagens.

3. Para ser aprovado, qual deverá ser a pontuação mínima?

Cada prova do Encceja possui uma margem de proficiência que vai de 60 a 180. Para o aluno ser aprovado, ele deverá tirar no mínimo uma nota 100.

4. Quem concede esses diplomas?

O INEP é o órgão responsável pela aplicação e elaboração de todas as provas do Encceja, mas quem confecciona os diplomas são as Secretarias de Educação de cada estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *